28 de abril de 2011

Freio ABS

Pessoal, li uma materia sobre Freios ABS e CBS no site da revista motoclubes e achei bastante interessante colocar no blog, e acho que vocês também acharão. Tentarei colocar de forma simples esta questão.

ABS - Antilock Braking System, (Sistema de Freio Antitravamento)
CBS - Combined Braking System, (Sistema Combinado de Freio Antitravamento)


O ABS, tem seu funcionamento simples, ao frear, os embolos da pinça de freio fazem pressão(hidráulica) nas pastilhas e estas apertam o disco de freio, quanto mais pressão mais força, se continuar aumentando a pressão esta vai até fazer com que o disco trave, e em consequencia o travamento da roda, com o sistema ABS isso não acontece, pois ao comprimir o freio bruscamente, há um sistema de alívio que faz com que em determinada pressão, abre uma vávula de retorno(alívio) e o embolo em frações de milésimos sofre um perda subita de pressão, e logo voltanto a pressionar o embolo, em um morde e solta rapidíssimo, evitando que a roda trave, aumentando a eficiência da frenagem e a segurança, pois a roda não irá deslizar travada, mas isso até um certo limite, assim ele evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motocilcista continue no controle da moto. Na verdade é um sistema que controla sua frenagem, ao se deparar de repente com um obstáculo, o instinto do motociclista é freiar bruscamente, principalmente com as rodas dianteiras e depois as traseiras, e sem o ABS faz com que a motocicletas mesmo com as rodas paradas comece a derrapar, arrastando-se sem controle do motociclista.

No CBS, há a inclusão das rodas traseiras neste sistema, aumentando ainda mais sua eficiência.

Adjust ABS BrakesComo agem o sistema ABS e o freio comum


Quando freamos e conseguimos parar a Moto normalmente, ocorre um fenômeno chamado atrito estático, entre os pneus e a pista. Esse atrito é maior que o cinético, que rola quando as rodas travam ao frearmos bruscamente. Assim, em velocidades acima de 80 Km a moto pára depois de percorrer cerca de 45 metros
PARADA GRADUAL
Em vez de frear bruscamente, o recomendado para parar a moto é acionar o freio rapidamente e soltar continuamente o manete. Assim a moto sofre diversas reduções de velocidade sem derrapar. É exatamente o que o ABS faz automaticamente. Em pista seca, o ABS pára a moto cerca de 32 metros depois da freada
DESLIZE AQUÁTICO
Em pista molhada, a freada brusca não tem o mesmo efeito: o atrito atuante nas rodas travadas é o cinético, mas a água faz com que a intensidade do atrito seja menor, já que os pneus deslizam com facilidade sobre a superfície molhada. A moto só pára depois de cerca de 53 metros
EFICIÊNCIA DEBAIXO D'ÁGUA
Em pista molhada, mesmo com atrito menor, o ABS mantém sua eficiência. Nessa condição, uma moto com o sistema pára cerca de 42,4 metros depois da freada, melhor do que o freio comum em pista seca! É importante lembrar que, para o ABS funcionar, tem que acionar forte o manete de freio
RELAXA,APERTE, RELAXA
Sensor de velocidade e rotação controla o sistema ABS

Sensores instalados nas rodas verificam cerca de 20 vezes por segundo a velocidade de rotação do pneu e a velocidade da moto. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do veículo, é um sinal de que houve uma freada brusca. Ao perceber isso, o sistema ABS controla o freio, liberando e contendo alternadamente a rotação da roda, sem deixá-la travar. Como esse "segura e deixa" é feito bombeando o fluido de freio, o motorista sente o pedal vibrar quando o ABS entra em ação, e na existência do CBS na roda traseira, a moto baixa a suspenção imediatamente de forma igual na dianteira e traseira, por isso é difícil freiar bruscamente a moto com ABS/CBS, com intenção de levantar a roda traseira.

Sendo em Motos ou em carros, o sistema ABS ou CBS, veio para dar mais segurança na condução da motocicletas e automóveis, independente de suas características de condução.

Espero ter ajudado.


Ailton Martins Cezar
Pernambuco - Recife
ailton_cezar@hotmail.com

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